Redução não é solução!
- Amanda Rocha
- May 22, 2015
- 2 min read
O descaso com os jovens brasileiros é cada vez mais evidente e a proposta de redução da maioridade penal só vem concretizar e aumentar essas estatísticas. Fato é que a redução não diminuirá a violência, as reincidências serão maiores e lidaremos com os efeitos e não com as causas.
Muitos estudos comprovam que punir os jovens não irá gerar uma diminuição significativa da violência, muito pelo contrário, os mesmos acabarão tendo contato com uma espécie de “escola do crime” dentro das prisões. Como experiência mal sucedida, temos os EUA, pioneiros na redução, com a maior população carcerária do mundo.
Além disso, aponta-se que as reincidências serão cada vez maiores, uma vez que, os menores terão seus valores e direitos cada vez mais degradados, gerando o ódio como fonte de justificativas – válidas, com certeza – para os seus atos infracionais. Eles não
serão reeducados e nem reinseridos, apenas darão continuidade à um ciclo vicioso de barbárie.
A posteriori, sabemos que vivemos de políticas incrementalistas e não estruturalistas, afinal, é mais fácil optarmos por um caminho rápido à fazermos mudanças de base. A violência é fruto de injustiças sociais que atingem a juventude das classes mais baixas e periféricas, esses são, sem sombra de dúvidas, as principais vítimas e não os principais autores.
A única forma de nos assenhorarmos como cidadãos é com a educação. Não devemos excluir os adolescentes pobres, devemos valorizá-los e acrescentá-los nesse processo de desenvolvimento, junto com ações educativas, junto com políticas públicas sólidas e de qualidade, tornando-os parte ativa de uma caminhada rumo ao futuro sem desigualdades sociais. Como dizia Paulo Freire, a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.

Comments