Resenha: O Grande Desafio [Filme]
- carpediemetec
- Jul 15, 2014
- 2 min read
Ficha Informativa
Duração: 2h6min
Diretor: Denzel Washington
Elenco: Denzel Washington, Nate Parker, Jurnee Smollett, etc.
Gênero: Drama , Biografia
Nacionalidade: EUA

Vivemos em uma sociedade de aceitação, onde habitualmente nossas opiniões não passam de palavras lançadas ao vento. Ao sermos contrariados ou quando não encontramos soluções para simples problemas que merecem ser discutidos nos calamos. Mas quantas vezes preferimos ficar calados observando tudo acontecer? Quantas vezes esperamos o destino resolver tudo?
O acaso é um ótimo consolo. Mas chegou a hora de mudar de opinião, devemos lutar pelos nossos direitos, devemos tomar posse da palavra, que é a única arma que ainda nos resta.
Na Faculdade Wiley, no Texas em 1935, cuja os membros eram exclusivamente negros, é croadp um grupo de debates pelo professor Melvin Tolson (Denzel). O objetivo deste é fazer com que os alunos pesquisem e analisem diversos temas que envolviam diretamente as questões sociais da época, como o linchamento, segregação nas universidades, confrontos racistas, entre outros. O grupo começa a ficar famoso conforme vai realizando cada debate, chegando a enfrentar grandes faculdades americanas.
Proibidos de se organizarem e juntarem forças, impedidos de reivindicar e lutar pelos seus direitos. No filme quando vários trabalhadores se reúnem para reivindicar seus direitos, sendo eles negros e trabalhadores brancos, lutando contra o racismo e outras injustiças, são perseguidos por uma equipe de coronéis e o xerife da cidade, impedidos de continuar, mesmo não havendo motivos legais para tal perseguição.
Culpados por algo que não fizeram, vaiados por dizerem a verdade, perseguidos por serem negros, era essa a realidade em 1935. No filme, passando por uma estrada, o grupo de debates, é surpreendido ao encontrar um negro sendo linchado, amarrado por uma corda em uma árvore e com uma fogueira aos seus pés, julgado por brancos, por um crime que possivelmente não cometeu, pelo simples fato de ser negro.
Os debates feitos pelo grupo chamaram a atenção para a cidade do Texas e para as injustiças acontecidas ali. Eles não se calaram e foram atrás dos seus direitos, enfrentaram desafios como a tirania e o linchamento. Mesmo chocados e abalados eles não desistiram correram atrás daquilo que acreditavam ser o certo. E é isso o que devemos fazer, não nos rebaixarmos, mas sim ir à luta.
Eduarda Macedo & Matheus Soares
Comments